• w-facebook

Lia Vasconcelos

Oficina de Roteiro

 

Nasceu em Salvador, é dramaturga e produtora cultural formada pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou-se profissionalmente na produção de telejornalismo na Rede Bahia, TV Band Bahia e no núcleo de documentários da TVE. Entre 2001 e 2006, trabalhou em Portugal como assistente de produção de cinema e vídeo e professora de teatro em instituições como a Escola Superior Artística do Porto e o Museu dos Transportes e Comunicações.

Começou a praticar a escrita dramática na Faculdade de Comunicação, tendo se aperfeiçoado em workshops e cursos de roteiro e de dramaturgia ministrados por Sérgio Machado, Mário de Carvalho, Wilson Coelho, Meran Vargens e Walter Daguerre. Em 2009, ingressou na 2ª turma do Núcleo de Dramaturgia do SESI - British Council, no qual foi aluna de Marici Salomão, Luís Alberto de Abreu e da britânica Daisy Campbell.

Escreveu e dirigiu o curta de ficção Saliva Seca (1999) e o documentário O Extracotidiano (2000). Em 2010, participou do projeto Os Dez Dramaturgos do Teatro Para Alguém [http://www.teatroparaalguem.com.br] com a peça Bicho Homem, dirigida por Roberto Rosa (SP). Em 2012, encenou o espetáculo de dramaturgia colaborativa LoCais da Memória com o grupo Na Boca de Cena (BA) e sua peça Limbo foi publicada na coletânea da 2ª turma do Núcleo de Dramaturgia do SESI-British Council pela editora SESI-SP.