Foto: José Cabaleiro

OFICINA DE INTERPRETAÇÃO PARA TV E CINEMA

não temos mais vagas

Ministrante: Roberto Salles

Período da oficina: Oito meses

Carga Horária: 300h

30 vagas

 

 

1. Ementa
A oficina visa oferecer embasamento teórico-prático fundamentado no Método Stanislavski, buscando instrumentalizar os alunos-atores na transposição da interpretação teatral para a linguagem cinematográfica, através de práticas voltadas ao desenvolvimento da naturalidade em frente às câmeras. 

Utilização de técnicas de interpretação para TV e Cinema promovendo aos alunos as técnicas necessárias de interpretação para a área audiovisual na qualificação de profissionais baianos enfocando o trabalho em equipe, em conjunto com as demais oficinas do projeto tendo um cunho interdisciplinar na produção de produtos audiovisuais. A oficina ainda irá trabalhar com a interpretação de atores para a  linguagem cinema dos primeiros tempos, as linguagens de cinema de vanguarda (Cinema Novo, Cinema Noir, Novalle Vague e Neo Realismo Italiano), além de gêneros como terror, suspense policial, comédia, contos ou drama.





2. Objetivos



2.1 Objetivo Geral:
Formar e/ou aperfeiçoar 30 jovens, adultos e profissionais através da oficina de Interpretação para Cinema e TV, instrumentando os mesmos com habilidades e técnicas para atuação e interpretação, através da pesquisa e  prática experimental. Cada estudante irá participar de dois curtas e uma série com 4 episódios direcionados para TV e VOD.

 



3. Conteúdo
Exercícios de expressão corporal e técnicas comportamentais em cena;
Exercícios de dicção;
Exercícios de improvisação;
Debate sobre o teatro e o cinema brasileiros e a teledramaturgia nos tempos atuais;
Análise de texto;
Estudos para a Construção de Personagens fundamentados no Método Stanislavski;
Exercícios práticos voltados à transposição da interpretação teatral para a linguagem cinematográfica através da filmagem/análise/refilmagem de cenas extraídas da dramaturgia de Anton Tchekhov (monólogos) e Tennessee Williams (cenas);
Estudo das linguagens de TV e de cinema;
Como funciona a preparação de elenco para TV e cinema;
Exercícios práticos das técnicas de interpretação para TV e Cinema através da filmagem/análise/refilmagem de cenas criadas na Oficina de Roteiro do Cine Art’s;
Preparação de atores para a realização dos curtas do Projeto Cine Art’s.





6. Pré-requisitos
• Os candidatos deverão ter disponibilidade para freqüentar as aulas em um dia da semana aos sábados das 16h as 19h durante oito meses;
• Disponibilidade para atuar nas atividades práticas de gravação dos produtos audiovisuais propostos a cada dois meses.

• Todos os participantes assinarão um termo de contrapartida e compromisso, cedendo o uso de imagem e som em todos os conteúdos produzidos no âmbito do projeto para os fins de exibição, distribuição e divulgação das obras produzidas.
• Ter a partir de 18 anos,
• Ter o ensino médio concluído,
• Para os candidatos às vagas da Oficina Interpretação deverão ter tido pelo menos uma experiência em interpretação, mesmo que em pequenos papeis ou em produções de cunho experimental.
• Anexar uma foto à ficha de inscrição. A foto deverá ter o nome completo do candidato.

• Esta oficina terá duas fases de incrição a primeira com o envio da ficha de inscrição e foto para o e-mail: oficinascinearts@gmail.com - após audição o cabdidato confirmará a inscrição com o pagamento da taxa.

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

Copyright © Cine Arts